Aparelho Ortodôntico: Confira os tipos mais utilizados

 

Hoje em dia as clinica odontológicas em Manaus dispõe de diversas opções de tratamentos ortodônticos que atendem às necessidades e gostos de diferentes pacientes. Sabemos que as crianças e muitos dos adolescentes gostam dos aparelhos ortodônticos convencionais, com seus elásticos coloridos, enquanto os demais preferem os aparelhos ortodônticos transparentes e os praticamente invisíveis.

 

Hoje vamos mostrar os tipos de aparelhos ortodônticos mais utilizados. Vamos conferir?

 

Quais os tipos de aparelho ortodôntico?

 

  1. Aparelho ortodôntico fixo metálico

 

 

É o modelo mais conhecido e com menor custo no mercado atual. É composto por peças chamadas de bandas, bráquetes e fios, que são presos por elásticos de diversas cores.

A grande vantagem desse aparelho é que ele proporciona resultados bastante satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário. A manutenção tende a ser tranquila, mas dependerá da disciplina do paciente.

A desvantagem é que o paciente pode sofrer com feridas na boca e nas mucosas. Sua higienização também pede bastante cuidados, caso contrário, a pessoa pode desenvolver cárie e doenças nas gengivas.

É um modelo de tratamento extremamente tradicional, mas deixa a desejar pela parte estética e pela dificuldade em escovar os dentes, além de limitações para comer alimentos crocantes. Com esse aparelho os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Este aparelho garante movimentos precisos dos dentes, porém exige um cuidado maior na sua higienização.

 

  1. Aparelho ortodôntico estético (transparente)

 

 

Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, porcelana e safira. Contam com bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente em longas distâncias.

É o modelo certo para aqueles que procuram um tratamento mais discreto. O aparelho fixo estético tem as mesmas funções do aparelho metálico, mas é feito de materiais de cor semelhante à dos dentes, a fim de torná-lo mais estético. Assim, além de ser um pouco mais discreto, ainda traz grande conforto e beleza para o sorriso do paciente.

A procura por esse tipo de aparelho em Manaus vem aumentando muito, pois se trata de uma ótima opção para quem precisa corrigir a arcada dentária, mas ainda deseja descrição.

 

  1. Aparelho autoligado: metálico ou estético

 

 

 

Semelhante ao modelo convencional, o aparelho com bráquete autoligado difere apenas pelo fato de dispensar o uso de elásticos coloridos (aquelas “liguinhas” colocadas em cada peça), já que os bráquetes possuem um sistema que os conecta aos fios.

Além disso, a ausência das borrachinhas no aparelho diminui o atrito entre o bráquete e o fio, permitindo que o dentista aplique menos força para a movimentação dos dentes, diminuindo o desconforto do paciente e gerando resultados mais rápidos e eficazes.

A grande vantagem desse aparelho é que o tratamento é bem mais rápido, causa menos incomodo ao paciente e é bem mais fácil de higienizar, pois ele não possui aquelas borrachinhas coloridas.

Além da versão de metal, existe o aparelho autoligado estético. Nesse caso, cada peça tem uma cor próxima à do dente, o que deixa o uso do aparelho mais discreto do que o aparelho convencional.

 

 

Leia também:

Quando é necessário usar aparelho ortodôntico? Veja 4 sinais que indiquem seu uso

 

 

  1. Aparelho ortodôntico lingual

 

 

 

É semelhante aparelho metálico convencional, A única diferença é que ele é colado na parte interna dos dentes, o que possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que ele usa aparelho.
É pouco utilizado e indicado, pois o paciente tem muita dificuldade de se adaptar e de higienizar.

 

5. Alinhadores transparentes

 

 

Os alinhadores transparentes, também conhecidos como “aparelhos invisíveis”, são um dos modelos mais modernos existentes atualmente, pois são confeccionados com a ajuda de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente.

O alinhador pode ser usado por crianças, adolescentes e adultos. No tratamento, a pessoa vai trocando sequencialmente o alinhador conforme o problema regride, até a correção total do problema. Embora proporcionem um resultado semelhante ao dos aparelhos fixos, eles funcionam de forma completamente diferente.

Os alinhadores transparentes são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e da higiene bucal. Por isso, são recomendados para aqueles que são mais disciplinados quanto ao uso.

O aparelho invisível é bastante confortável, o que faz com que o investimento valha a pena, mesmo que o modelo seja mais caro que os demais.

 

 Leia também:

Mau hálito? Veja o tratamento e 5 dicas para evitar

 

 

Como escolher o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

 

Na realidade, nem sempre é o paciente que decide qual aparelho vai usar durante o tratamento. Isso porque cada tipo é indicado para um caso específico e, por isso, a palavra final é sempre do ortodontista (Dentista especialista em aparelho ortodôntico). Então, mesmo que você queira usar alinhador, por ser mais confortável e discreto, só poderá fazê-lo de acordo com as recomendações do profissional.

 

Quais os cuidados após a colocação do aparelho ortodôntico?

 

Eis uma das dúvidas mais comuns entre a grande maioria das pessoas que pretende utilizar um aparelho ortodôntico, mas ainda ficam receosas sobre o que deve ser evitado. Afinal, muitos hábitos de alimentação devem ser modificados e a higienização deve ser redobrada.

 

Ingestão de alimentos duros e pegajosos

 

Claramente, esse tipo de alimentos devem ser evitados ou, ao menos, consumida com muito cuidado. Afinal, os alimentos duros necessitam de um tempo maior para a mastigação e podem gerar deformações na estrutura do aparelho ortodôntico.

Além disso, há o fato de que a pressão exercida pelos dentes pode gerar rupturas na fixação do aparelho. Por todos esses motivos, é compreensível entender que os alimentos duros não são opções muito interessantes para quem usa aparelho.

 

Rotina de higiene bucal

 

Ter bons hábitos de boa higiene bucal é um fator primordial para uma saúde bucal do paciente. Entretanto, com o uso de aparelhos ortodônticos, há a necessidade de uma maior atenção à higiene bucal.

Um exemplo desse fato é que apenas a escovação com creme dental à base de flúor pode não ser suficiente. A higiene bucal precisa ser mais efetiva, com aumento do número de escovações ao longo do dia, por exemplo. O uso de escova dentária específica, passa fio e  fio dental é importantíssimo para realizar a retirada de partículas acumuladas entre a estrutura do aparelho e os dentes.

 

 

Como vimos, o uso do aparelho ortodôntico é uma realidade para muitas pessoas, e atualmente há diversos tipos de aparelho com diferentes custos . Cada aparelho tem suas vantagens e desvantagens que devem ser levados em consideração em conjunto com um profissional especializado (ortodontista).

 

Ainda tem dúvidas em relação ao uso de aparelhos ortodônticos? Entre em contato com a Sanmede!

 

Gostou do artigo? Confira outros temas interessantes como esse em nossas postagens nas redes sociais. Siga-nos no facebook, instagram e youtube.

 

 

 Sanmede – Clínica Odontológica | Manaus

Endereço: Rua 24 de maio, Edifício rio negro center, sala 22 (Térreo), Centro,

Telefone: 33074579 / 99245-4333

Quer fazer agendamento pelo Whatsapp?   CLIQUE AQUI 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *